Aguarde...

Saúde

Saúde

23 de Dezembro de 2021

Nutricionista destaca os cinco vilões das receitas nas festas de fim de ano

Foto: Freepik

As festas de fim de ano estão aí e uma das coisas mais gostosas a fazer neste período, principalmente agora que podemos reunir familiares e amigos novamente com o devido cuidado, é matar a saudade dos pratos típicos, preparados com todo amor e carinho. Entretanto, é necessário cautela, já que algumas refeições são consideradas verdadeiras bombas calóricas e de gordura.

Se você ainda não planejou o que irá levar para a ceia de Natal ou festa de virada de ano, a nutricionista Alice Coca, que atende na UBS Paranapanema, gerenciada pelo CEJAM, preparou uma lista com os cinco itens mais calóricos das festas, que podem ser evitados ou, pelo menos, repensados com receitas mais leves, a fim de começarmos um ano mais saudável. Confira!

Rabanadas

No topo da lista está a rabanada, doce de origem portuguesa, que pode chegar a 230 calorias a unidade de apenas 100 gramas. Não à toa, a receita mistura pães amanhecidos empanados em leite, ovos e farinha de trigo, que são fritos por imersão em óleo quente, e, após esse processo, são passados em uma mistura de açúcar e canela.

Segundo a especialista, uma opção mais saudável pode ser assar as rabanadas, já que o excesso de óleo é o maior vilão desta receita. O açúcar refinado também pode ser substituído pelo mascavo e o pão, feito de farinha branca, por alguma opção integral.

Salpicão

Enganam-se os que pensam que o salpicão, pela quantidade de legumes presentes na receita, pode ser considerado saudável. Neste prato tão querido nas festas de fim de ano, o item mais calórico é a maionese, que tem cerca de 40 calorias em uma colher de sopa de 12 gramas.

Como substituto, Alice sugere o iogurte natural, que pode trazer ainda mais frescor ao prato, tornando uma excelente opção para os dias quentes.

Farofa de bacon

Seja para a ceia natalina ou para um bom churrasco de entrada de ano, a farofa é um item que não pode ficar de fora das festas. As opções compostas por bacon estão entre as mais calóricas, pela quantidade de gordura presente nessa carne. 

Para Alice, a época das festas é um ótimo momento para testar novas receitas, que podem até se tornar hábitos e tradições para os próximos anos.

Como alternativa à farofa calórica, a nutricionista sugere uma farofa saudável e sem carne. A farinha de mandioca pode ser substituída pela de soja ou cereal de milho, e as carnes podem dar lugar às castanhas, alcaparras, ameixas, azeitonas e tudo o que a sua imaginação permitir.

Torrone

Presente em todas as cestas natalinas, o doce de origem italiana também é um queridinho das festas de final de ano e ocupa um lugar cativo na lista dos itens mais calóricos. Conforme a profissional, a unidade de apenas 50 gramas pode chegar a 250 calorias. 

Como sugestão ao tradicional torrone natalino está o de sementes de gergelim, uma opção leve, saudável, sem glúten, sem conservantes e muito saborosa.

Panetones e chocotones

Entre as principais iguarias do Natal estão os irresistíveis panetones e chocotones. De acordo com a nutricionista, fica até difícil calcular a quantidade de calorias diante das inúmeras opções presentes no mercado. Mas segundo Alice, uma regra é clara, quanto mais elementos presentes – chocolates, mousses, doce de leite e caldas diversas– mais calóricos eles podem se tornar.

“Existem muitas receitas de panetones e chocotones caseiros boas, que podem ser mais saudáveis à medida que controlamos os excessos de frutas, açúcares e outros elementos. Aos que preferem as versões industrializadas, que são de fato muito saborosas, o essencial é manter a cautela e não exagerar nas fatias ou repetições. Isso serve para todos os pratos e receitas”, afirma a especialista.

Para Alice, o segredo de uma ceia saborosa e divertida é não ter medo de testar e de provar coisas novas.

“As festas são oportunidades muito convidativas a provarmos novas receitas, que ampliam o nosso paladar e repertório gastronômico. Quando servimos pratos mais saudáveis, estamos demonstrando, por meio da comida, que amamos nossa família e amigos, e nos preocupamos com eles”, encerra a nutricionista.

Fonte: Imprensa, Criação & Marketing

UBS Jardim Paranapanema Saúde Nutricionista Qualidade de vida

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!