Aguarde...

Saúde

Saúde

19 de Junho de 2019

Programa Acompanhante de Idosos (PAI) é referência no cuidado domiciliar na terceira idade

Parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, o Programa Acompanhante de Idosos (PAI) busca promover políticas públicas que atendam às necessidades das pessoas idosas, respeitando suas particularidades e peculiaridades. O principal objetivo do programa é recuperar, manter e promover a autonomia e a independência do idoso, por meio de ações de cuidado domiciliar.

“O PAI representa um cuidado domiciliar biopsicossocial a idosos em situação de fragilidade clínica e vulnerabilidade social, que disponibiliza a prestação de serviços de profissionais da saúde e acompanhantes de idosos para apoio e suporte nas atividades de vida diárias”, explica Solange Aparecida dos Santos, coordenadora do programa no CEJAM.

Somente em 2018, foram realizados 23.970 atendimentos pelo programa. Em média, 375 idosos foram beneficiados pelo PAI, por mês, no mesmo ano.

Cada equipe do programa é formada por um coordenador (assistente social), um assistente administrativo, um motorista e dezesseis acompanhantes de idosos. Essa equipe multidisciplinar promove assistência integral à saúde da população idosa, objetivando desenvolver autocuidado, manutenção ou melhoria da capacidade funcional e bem-estar, qualidade de vida, autonomia e independência.

A coordenadora do programa indica, ainda, os seguintes benefícios do PAI:

  • Evitar ou adiar a institucionalização das pessoas idosas atendidas;
  • Promover a quebra do isolamento e exclusão social;
  • Integrar as redes formais e informais de atenção à pessoa idosa para fortalecimento de parcerias e obtenção de alternativas de atendimento das demandas sociossanitárias.

Além disso, durante o ano são promovidas campanhas e iniciativas voltadas para a saúde na terceira idade, para a prevenção de quedas e de violência contra a pessoa idosa. Grupos Idade Ativa, palestras e orientações domiciliares são algumas dessas mobilizações.

Atualmente, o PAI está presente em duas Unidades Básicas de Saúde gerenciadas pelo CEJAM: Jardim Maracá e Jardim Vera Cruz. “Idosos cadastrados na área de abrangência dessas unidades são encaminhados para o programa por meio de teste de AMPI (Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa) e da equipe de ESF (Estratégia Saúde da Família), em conjunto com a Equipe PAI”, esclarece Solange.

 

Fonte: Imprensa, Comunicação e Marketing

São Paulo Gestão Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!