Aguarde...

Como Contribuir

As ações realizadas pelo Instituto CEJAM contam com importantes formas de contribuições de pessoas jurídicas e pessoas físicas que, pontualmente ou mensalmente, realizam doações que fortalecem a construção da cidadania de crianças, jovens, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social beneficiadas por nossos programas, projetos e campanhas sociais.

Veja como você também pode contribuir.

DOAÇÕES DE ALIMENTOS

Doações de alimentos não perecíveis ou de cestas básicas. Os alimentos doados devem estar dentro do prazo de validade contido nas embalagens, os mesmos são destinados à população em vulnerabilidade social das regiões de atuação do CEJAM.

DOAÇÕES DE MATERIAIS

Brinquedos, livros, materiais escolares, materiais para artesanato ou materiais de escritório. Todos os materiais recebidos são distribuídos para oficinas de artesanato que são desenvolvidas com as comunidades nos serviços de saúde ou projetos sob gestão do CEJAM (CAPS, UBS, PAVS, outros).

EQUIPAMENTOS DE AUXÍLIO À MOBILIDADE

Cadeiras de rodas, cadeiras de banho, de equipamentos de auxílio à mobilidade ou de apoio, aparelhos auditivos sem uso, etc. Recebemos doações de equipamentos novos ou semi novos, que esteja em boas condições de uso para serem destinadas a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

AQUISIÇÃO DE PRODUTO

Compre a caneca de porcelana personalizada do Instituto e contribua com nossas ações. Envie um e-mail para responsabilidadesocial@cejam.org.br para receber mais informações.


DOAÇÕES FINANCEIRAS

São doações espontâneas/voluntárias feitas por pessoas físicas ou jurídicas. Pode ser única, pontual ou regular. Para as contribuições mensais os doadores são previamente cadastrados e realizam pagamento via boleto bancário. 

  • Diretamente na sede administrativa do CEJAM
    Rua Dr. Lund, 41 – Liberdade – 3º andar

  • Depósito Bancário (conforme dados abaixo)
    INSTITUTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CEJAM
    CNPJ: 66.518.267/0009-30
    Banco: Santander - Agência 0115 - Conta corrente: 13004446-9

  • Boleto bancário
    Podem ser mensais ou pontuais, solicitados pelo telefone 3469-1814 ou pelo
    e-mail responsabilidadesocial@cejam.org.br

  • Holerite (colaboradores CEJAM)
    Entre em contato pelo telefone 3469-1818 ramal 3364 ou 3374 ou pelo
    e-mail responsabilidadesocial@cejam.org.br
Evento

Sobre o Instituto CEJAM

INSTITUTO CEJAM

O Instituto CEJAM, idealizado pelo Dr. Fernando Proença de Gouvêa (in memoriam) em fevereiro de 2010, é um braço de atuação do CEJAM responsável por desenvolver, coordenar e orientar ações, projetos e campanhas socioambientais e de promoção à saúde, nas unidades de saúde gerenciadas pela organização e comunidades em torno. 

É responsável por operacionalizar o cumprimento das metas relacionadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável, através de ações desenvolvidas por programas que estão divididos em dois eixos: Responsabilidade Social e Ambiental.

Programas de Responsabilidade Social:

PAISM: Programa de atenção integral à saúde da mulher;

CEJAM Conecta: Programa de educação e capacitação profissional; 

CEJAM Vitalidade: Programa de promoção à cultura e qualidade de vida; 

CEJAM Solidário: Campanhas de assistência;

Voluntariado CEJAM: Engajamento e mobilização social.

Programas de Responsabilidade Ambiental:

Gerenciamento Ambiental: Área norteadora do pilar ambiental da sustentabilidade institucional;

CEJAM Muda: Programa de promoção e valorização de áreas verdes; 

CEJAM Recicla: Programa de incentivo a circularidade de resíduos; 

PAVS: Programa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerido pelo CEJAM nos distritos de Jardim Ângela e Capão Redondo, que fomenta a responsabilidade socioambiental nos serviços de saúde.

Evento

Saúde da Mulher (PAISM)

Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM) realiza atendimento ambulatorial por meio de uma equipe multidisciplinar localizada na sede administrativa do CEJAM atua em parceria com a Secretaria de Saúde do município de São Paulo. Focando na contracepção reversível de Longa ação (LARCs) são eles: (Dispositivo intrauterino de cobre, Sistema liberador de Levonorgestrel- Mirena e Implante Hormonal Subdérmico - Implanon) e no rastreamento do câncer de colo através da Colpocitologia Oncótica.

Tem como principal intuito ser um facilitador do acesso à mulher que deseja fazer uso do método contraceptivo de longa ação no caso  (DIU de Cobre TCu 380 A), para inserção do Implanon indicado para adolescentes inseridas em regiões vulneráveis segundo o mapa social da cidade de são Paulo e mulheres em vulnerabilidade social, O SIU Levonorgestrel- Mirena indicado à critério clínico conforme estabelecido em protocolo Municipal.

O projeto foi reestruturado em 2019 para contribuir com o enfrentamento de barreiras organizacionais e individuais, e em fortalecimento as ações de Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva (SSSR) que é uma das prioridades da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres (PNAISM), o programa por meio do Ambulatório Saúde da Mulher CEJAM passou a ser também um centro de capacitação de profissionais de Saúde (médicos e enfermeiros) para a inserção, manejo e retirada do DIU TCu 380A em ambiente ambulatorial, a fim de facilitar o acesso da mulher ao DIU de cobre, dessa maneira com a capacitação dos médicos da atenção Básica a mulher que desejar o DIU, e estiver dentro dos critérios de elegibilidade do método pode inseri-lo na UBS  próxima a sua casa. A capacitação é realizada para 30 profissionais ao mês e é dividida em dois módulos, sendo o primeiro o módulo teórico e o segundo módulo prático, tendo como diferencial a prática em simulador ginecológico com a participação ativa dos profissionais, discussão de casos clínicos reais (problematização) e prática de atendimento ativo dirigido, coordenado e conduzido pelo docente tutor realizado em pacientes previamente selecionados e que tenham aceitado e assinado termo de comprometimento livre e esclarecido (TCLE).

Com bons resultados alcançados pelo  programa e com a necessidade de aumentar a expertise dos profissionais da Atenção Básica em relação aos LARCs  e melhorar o acesso da mulher aos métodos contraceptivos, em 2020  seguindo o mesmo modelo já existente o programa foi ampliado para inserção e treinamentos  do Sistema liberador de Levonorgestrel- Mirena e Implante Hormonal Subdérmico - Implanon).

O atual modelo abrange os LARCs em sua totalidade de maneira que a mulher possa escolher e planejar a maternidade contribuindo para a diminuição da gestação não planejada.

Evento
Acesse o PAISM Virtual

Programa de Voluntariado Dr. Conforto

O Programa de Voluntariado Dr. Conforto tem como objetivo estruturar, treinar e dinamizar o trabalho voluntário, componente fundamental para a consolidação das diretrizes fixadas em torno da melhoria da qualidade de vida e do fortalecimento da cidadania por meio da responsabilidade social compartilhada.

Esse programa visa realizar ações de responsabilidade social por meio da equipe do Instituto CEJAM com o apoio de voluntários que doam seu tempo e talento. As atividades desenvolvidas fortalecem pessoas e organizações para a percepção de oportunidades que contribuem para a construção de um mundo melhor. Os benefícios são uma via de mão dupla, pois além do impacto favorável na comunidade assistida, a equipe de voluntários também experimenta outros ganhos, como: autoconfiança, autoestima e satisfação com a vida, além de ampliar sua rede de contatos.

Formas de atuação do voluntariado

  • CUIDADO HUMANIZADO: Profissionais da área da saúde que possam realizar visitas em asilos e/ou hospitais para colher e fornecer informações da situação do paciente, orientar as famílias e promover ações que apoiem o atendimento.

  • AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS: Profissionais de todas as áreas que possam contribuir com o fortalecimento de vínculos comunitários e o protagonismo da população em situação de vulnerabilidade por meio de palestras, rodas de conversas, oficinas culturais e de geração de renda, onde o participante adquira conhecimento, resgate a autoestima e tenha momentos de lazer por meio da convivência e dinâmicas propostas. Algumas das atividades voluntárias recorrentes são o Programa Viva Leite, Cadastro de Nota Fiscal Solidária e Oficinas de Prevenção em Saúde.

  • FAZENDO A DIFERENÇA: Profissionais de todas as áreas que possam realizar ações em prol de instituições ou comunidades com diversas atividades capazes de fazer a diferença na vida das pessoas, como por exemplo: arrecadações de materiais, brinquedos, roupas, revitalização de espaços, hortas solidárias, recreação, oficinas diversas, doação de sangue, entre outros. Algumas das atividades voluntárias pontuais incluem: Páscoa e Bazar Solidário, atividades sociais de acordo com o mês/ data comemorativa: Dia da Mulher, Dia das Crianças, Outubro Rosa, Natal com Saúde, Oficinas de Capacitação & Renda, etc.
Evento

Programa de Integração com a Comunidade

O programa tem como finalidade integrar, ampliar e inserir as ações de responsabilidade social nas comunidades em vulnerabilidade social onde há a gestão de serviços do CEJAM. As ações contam com a parceria dos núcleos regionais, gerentes locais, colaboradores, com a interlocução dos Fundos Sociais de Solidariedade, instituições e, principalmente, com os voluntários do Programa Dr. Conforto.

Destacam-se as Campanhas do Agasalho e Natal com Saúde, Ações Pontuais sobre Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças e o Projeto Viva Leite. A proposta é que estas ações beneficiem as comunidades locais e que propiciem atividades culturais, sociais e educativas sempre com o viés da saúde.

Na Campanha do Agasalho em parceria com as Unidades de Saúde e com o Fundo Social de Solidariedade de cada município, são disponibilizadas caixas e cartazes para receber as doações e posteriormente distribuídas para a população em vulnerabilidade social daquela região.

A Campanha Natal com Saúde acontece nos meses de novembro e dezembro onde são realizadas atividades socioculturais e confraternização para o grupo de idosos e crianças atendidas no Projeto Viva Leite atendidas na Baixada do Glicério. As crianças recebem a “Sacolinha de Natal” doada por colaboradores da instituição, amigos e familiares. Além de entretenimento este é um momento de grande participação dos voluntários do Programa de Voluntariado “Dr. Conforto”.

Outra ação da campanha é a Gincana “Unidade Solidária”, que conta com a participação de todos os municípios e arrecada alimentos e/ou brinquedos que, posteriormente, são direcionados aos Fundos Sociais de Solidariedade ou para instituições ou famílias em vulnerabilidade social do entorno das unidades de saúde onde acontece.

As Ações Pontuais sobre Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças abordam mensalmente temas do calendário de saúde ou datas comemorativas que são trabalhadas na instituição (Hanseníase, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Prevenção do Câncer de Mamas, de Próstata, do Colo de Útero, Dia da Mulher, Crianças, Homem, entre outras). Estas ações são realizadas pelos colaboradores do Instituto ou por voluntários em entidades, escolas, associações e Unidades de Saúde.

O Instituto por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo é um ponto de distribuição do Projeto Viva Leite que semanalmente entrega leite (4 litros) para 150 famílias cadastradas na Baixada do Glicério e Liberdade, oferecendo um complemento alimentar seguro e de alto valor nutricional para idosos e crianças de famílias em situação de vulnerabilidade e em situações de risco social e nutricional. Além do recebimento do leite, crianças, adultos e idosos são assistidas por todos os outros programas do Instituto.

Evento

Meio Ambiente e Sustentabilidade

O Programa sensibiliza os colaboradores da Instituição a respeito do consumo, descarte responsável de materiais e recursos naturais. Dissemina propostas e ações que impactem positivamente o meio ambiente na qual está inserido, bem como disponibiliza por meio de parcerias, coletores para medicamentos, lixo eletrônico, pilhas e baterias, óleo de cozinha e reciclagens de papéis, papelão, plástico, alumínio, etc.

Estas ações contam com o apoio e parceria do PAVS - Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo que integra questões sobre o Meio Ambiente com ações de promoção à saúde. O PAVS atua com eixos temáticos que vai de encontro à proposta de ações do Programa de Meio Ambiente do Instituto, fortalecendo e ampliando sua atuação, além de ser um grande propagador de iniciativas que valorizam pessoas e atividades em prol a Sustentabilidade Ambiental.

Evento

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!