Aguarde...

Saúde

Saúde

05 de Fevereiro de 2024

5 passos para lidar com a saudade de forma saudável

Que atire a primeira pedra aquele que nunca sofreu de saudade. Essa emoção universal, muitas vezes descrita como uma mistura agridoce de boas lembranças e uma pontada de nostalgia, normalmente, nos acompanha ao longo da vida, seja pela falta de um amigo, um amor, um familiar, um pet, uma rotina, ou até mesmo um lugar.

Até então, tudo bem! O problema é quando ela se transforma em um peso, e as memórias do passado passam a impedir os avanços em diferentes pilares da vida.

“Sentimos saudade pela distância ou ausência de algo ou alguém. Quando se trata de perdas, lidar com a saudade pode ser algo difícil e desafiador. Mas ela também pode representar momentos felizes de nossas vidas, trazendo conforto e alegria, fazendo-nos revisitar o nosso passado”, afirma Lígia Kaori Matsumoto, psicóloga do Hospital Dia M’Boi Mirim I, gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Sintomas como alterações no apetite, insônia, ansiedade e vazio podem ser indicativos de como a saudade influencia não apenas nosso estado emocional, mas também nossa saúde física, confirmando como a complexidade dessa emoção pode desencadear uma série de reações no corpo, caso não seja gerenciada adequadamente.

"Para lidar com a saudade, é crucial permitirmos senti-la. É necessário compreender que as situações na vida ocorrem frequentemente sem controle, e que a saudade é um sentimento normal. Haverá dias mais tranquilos e outros nos quais ela se manifestará de forma mais intensa", explica a psicóloga.

Ainda de acordo com a especialista, nos dias em que a saudade chegar a doer, pode ser útil cerca-se de pessoas que trazem conversas e sentimentos bons. Além disso, buscar distrações também pode ajudar a desviar o foco da dor, contribuindo para a superação e a ressignificação do sentimento.

“Estimular a criatividade, seja através da escrita, fotografia, desenho, artesanato, culinária, cuidado com plantas, entre outros, pode ser uma maneira eficaz de expressar os sentimentos e melhorar o bem-estar momentâneo”, complementa.

Além do desenvolvimento de hobbies, Kaori também orienta sobre a importância de se permitir sentir e de se tratar com carinho ao vivenciar a saudade. Segundo ela, existem alguns passos para transformar essa falta em uma oportunidade de crescimento pessoal.

Confira abaixo alguns deles:

1 - Aceite o sentimento: O primeiro passo para lidar com a saudade de maneira saudável é aceitar que as emoções são fluidas. Assim, de acordo com a profissional, o segredo é se permitir sentir, sem julgamentos.

2 - Compreenda as mudanças: Que a vida é um processo contínuo de mudanças, todos sabemos. Por isso, entender que as pessoas, os lugares e as circunstâncias evoluem ao longo do tempo pode ajudar a suavizar a intensidade da saudade.

3 - Cuide-se: Sem dúvida, em momentos de saudade intensa, é crucial praticar o autocuidado. Pensando nisso, a psicóloga ressalta a importância de cuidar da saúde física, mental e emocional. Exercícios regulares, alimentação equilibrada e momentos de relaxamento são exemplos de ações que podem contribuir significativamente para o bem-estar.

4 - Estabeleça metas futuras: Ao invés de se prender ao passado, concentre-se em estabelecer metas e criar experiências para o futuro. Essa também pode ser uma boa maneira de lidar com a sensação.

5 - Mindfulness: Por fim, a prática pode ajudar a ancorar no momento presente. De acordo com a especialista, aprender a se concentrar no aqui e agora, sem se prender excessivamente ao passado, também pode ser uma ferramenta poderosa no enfrentamento da saudade.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde Mental

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!