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Radar CEJAM

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04 de Dezembro de 2025

90% dos pacientes avaliam positivamente o atendimento da Santa Casa de São Roque, aponta pesquisa Datafolha

Uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa Datafolha na Santa Casa de São Roque, entre os dias 06 e 10 de setembro, indica que a unidade mantém alto nível de aprovação entre seus usuários. O estudo, conduzido com 303 pacientes e acompanhantes, mostra que 90% dos entrevistados avaliam positivamente o atendimento — cerca de 20% atribuem notas entre 7 e 8, enquanto 70% consideram o atendimento “excelente”, com notas 9 e 10. A unidade é gerenciada pelo CEJAM em parceria com a prefeitura da cidade.

Os resultados reforçam a percepção positiva da população em relação à qualidade assistencial e ao cuidado humanizado oferecido pelo hospital. Itens como respeito e atenção das equipes de recepção e enfermagem (83%), privacidade durante o atendimento (82%), clareza das explicações médicas (78%) e cuidado das equipes da unidade com o bem-estar do paciente (76 %) figuram entre os mais bem avaliados.

Para o CEJAM, os dados refletem o compromisso contínuo com um modelo de gestão baseado na experiência do paciente e na segurança do cuidado. “O reconhecimento da comunidade é fruto da construção de um ambiente de cuidado que valoriza acolhimento, transparência e confiança”, afirma João Romano, gerente executivo do CEJAM. “A pesquisa confirma que estamos no caminho certo e reforça nossa responsabilidade de seguir aprimorando o atendimento para oferecer sempre mais qualidade à população”, reitera.

A diretora da Santa Casa de São Roque, Carolina Kullack, também destaca a importância da percepção positiva dos usuários. “Os dados refletem a confiança que a população deposita na Santa Casa e o empenho das equipes em oferecer um atendimento humanizado e seguro”, pontua. “Esse retorno nos guia a ampliar iniciativas, qualificar processos e manter o foco no que realmente importa: o cuidado responsável e atento às necessidades de cada paciente.”

De acordo com o Dr. Renato Tardelli, Diretor Técnico do Centro de Gerenciamento Integrado de Serviços de Saúde (CEGISS) do CEJAM, o olhar estratégico para os resultados é fundamental. “Quando analisamos indicadores como confiança no cuidado, clareza das informações e percepção de segurança, temos insumos muito valiosos para direcionar decisões técnicas. Pesquisas como esta nos permitem ajustar rotinas, qualificar equipes e aperfeiçoar fluxos. É uma ferramenta essencial para garantir que o cuidado evolua de acordo com a expectativa da população.”

A relação da Santa Casa com os moradores de São Roque também aparece fortalecida. De acordo com o levantamento, 79% dos ouvidos percebem que a instituição demonstra preocupação com a região e suas necessidades. A comunicação sobre os serviços oferecidos é outro ponto de destaque: 86% afirmaram sentir-se bem informados ou razoavelmente informados sobre as ações da unidade.

O levantamento indica ainda alta confiança no acompanhamento clínico. Para 78% dos usuários, o problema de saúde que motivou a ida ao hospital foi totalmente resolvido ou está em andamento.

Para o prefeito de São Roque, Guto Issa, o resultado reflete um esforço conjunto para aprimorar a saúde local. “A Santa Casa vive um processo de transformação muito importante com as diversas melhorias que vêm sendo feitas no hospital, como a implantação da UTI, Tomógrafo, as reformas em sua infraestrutura e a ampliação do seu atendimento. Ficamos muito felizes com o resultado da pesquisa, que expressa o reconhecimento da população em nossa busca por um atendimento cada vez melhor e mais humanizado."

O CEJAM destaca que o levantamento também contribui para orientar melhorias contínuas na gestão. A organização informa que as percepções dos usuários serão incorporadas ao planejamento interno, reforçando práticas que já vêm sendo desenvolvidas e ampliando iniciativas para elevar ainda mais a experiência do paciente.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

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