Aguarde...

Saúde

Saúde

11 de Março de 2024

Ações em SP reforçam comprometimento com a saúde das mulheres

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Instituto CEJAM reforça sua dedicação em promover a saúde e o bem-estar femininos por meio do CEJAM Mulher, uma iniciativa focada na saúde sexual e reprodutiva.

O programa integra a área de responsabilidade social e surgiu em 2011 em resposta à necessidade de oferecer atendimento especializado e acessível para as mulheres, reconhecendo os desafios que elas enfrentam em relação à sua saúde e prevenção da gravidez não planejada.

Em 2021, por exemplo, duas em cada três mulheres gestantes não haviam planejado sua gravidez, de acordo com a Pesquisa Nacional de Aborto. Neste início de 2024, essa estatística continua evidenciando a importância do acesso à contracepção e à informação entre as brasileiras.

"Aqui, nós oferecemos atendimentos altamente qualificados, com consultas médicas e de enfermagem, inserção e retirada de LARCs, que são os contraceptivos de longa duração, além de exames ginecológicos e biópsias, realizados em ambulatórios próprios”, afirma Marceli Fradeschi, gerente de Responsabilidade Socioambiental do Instituto CEJAM.

Dentre os contraceptivos, são oferecidas diferentes opções para as pacientes, todos com o objetivo de contribuir com seu protagonismo, planejamento e autonomia. Um deles é o DIU de cobre, um método reversível que permite à mulher manter o controle sobre sua fertilidade sem interferir nos hormônios naturais do corpo.

Para essa modalidade, o Ambulatório Saúde da Mulher é responsável pelo treinamento de todos os profissionais médicos da Atenção Primária de São Paulo quanto à sua inserção, sendo um importante parceiro na ampliação do acesso aos LARCs pelas paulistas.

“O DIU de cobre é um pequeno dispositivo em forma de T, revestido de cobre. O dispositivo atua provocando mudanças bioquímicas e morfológicas no endométrio, causando uma reação inflamatória. Também provoca alterações no muco cervical, tornando-o mais espesso e, dessa forma, interferindo na mobilidade e qualidade dos espermatozoides, o que dificulta ou impede sua movimentação até as tubas uterinas”, explica Ligiane Dos Santos, enfermeira e supervisora do programa.

Além dele, o CEJAM Mulher também oferece outras duas opções de contraceptivos de longa duração: o Implanon e o DIU Mirena. O primeiro é um implante colocado no braço da mulher, que libera hormônios que inibem a ovulação. Já o Mirena, diferentemente do de cobre, conta com a liberação de hormônio no organismo.

"Para complementar esse serviço, também oferecemos ações de educação em saúde, oficinas e palestras para promover a saúde sexual. Todas são entregues com muito carinho, respeito e acolhimento. Em 2023, realizamos mais de 340 atividades com o CEJAM Mulher, impactando mais de 4.800 mulheres", enfatiza Marceli.

Como e onde conseguir auxílio?

Atualmente, esses atendimentos são realizados no ambulatório do CEJAM, situado em São Paulo, na rua Doutor Lund, 41, no bairro da Liberdade. O mesmo serviço é disponibilizado para a população de São Roque, na Ladeira Alfredo Salveti, 129, no Centro.

As consultas e a implementação dos métodos anticoncepcionais são totalmente gratuitas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em São Paulo, as mulheres podem agendar a inserção do DIU de cobre por meio do aplicativo E-Saúde. Quanto à inserção do Implanon e Mirena, o agendamento é realizado via WhatsApp, por meio do número (11) 98454-0061.

Já em São Roque, o atendimento é exclusivo para as mulheres residentes no município, e o agendamento também é possível via WhatsApp, pelo número (11) 95875-0740.

Contudo, é crucial ressaltar que existem critérios específicos estabelecidos pela Secretaria Municipal de São Paulo, os quais são informados pela equipe previamente, para que o agendamento seja efetivado.

Protagonismo feminino

O Instituto CEJAM não se limita apenas à implementação de métodos contraceptivos, ele também promove diversas outras iniciativas que visam ao empoderamento das mulheres na sociedade.

Nesse sentido, são oferecidos cursos de capacitação profissional por meio do programa CEJAM Conecta, que abrange áreas como Design de Cílios e Sobrancelhas, Cuidador de Idosos, Marketing Digital, entre outros. Além disso, o programa CEJAM Vitalidade promove oficinas de qualidade de vida, arte e cultura, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para elas.

Destaca-se ainda o programa de Voluntariado CEJAM, que desempenha um papel fundamental de humanização nos serviços de saúde, além das ações voluntárias desenvolvidas especialmente para a comunidade. Nessa iniciativa, as mulheres constituem 81% da base de voluntários da organização.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!