Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

11 de Maio de 2023

Bebê de quase 5 kg nasce em Maternidade Municipal de Peruíbe e surpreende a todos

“Fiquei impressionada.” Foi com muita surpresa e alegria que Adriana da Silva Santos, de 29 anos, deu à luz Manuela, na Maternidade Municipal de Peruíbe, gerenciada pelo CEJAM em parceria com a prefeitura da cidade.

Após 41 semanas de gestação, Manu chegou ao mundo no dia 23 de abril – por meio de uma cesárea – com 4,935 kg e 53 centímetros. As medidas são acima da média, que costuma ser entre 2,8 kg e 3,9 kg e 50 centímetros.

A mãe explica que fez todo o acompanhamento e exames ao longo do pré-natal, mas o tamanho da bebê foi inesperado. “Fiquei impressionada, a minha primeira bebê não nasceu tão grande, ela já é praticamente criada. Muito grande e gordinha, está cada dia mais esperta”, ressalta.

A menina impressionou inclusive a equipe de profissionais que participou do parto. “Todo mundo ficou de boca aberta quando a Manu nasceu, ela chamou a atenção de todos, brincamos com os pais para prepararem roupas de 3 meses”, lembra a enfermeira obstetra Rossandra Cavalcante dos Santos.

Conforme Rossandra, macrossomia é o termo utilizado para descrever bebês que nascem com mais de 4 kg. A enfermeira pontua ainda que existem diferentes fatores que podem impactar no tamanho da criança, como a genética.

“Muitas vezes, determinados problemas na saúde da mãe como: obesidade materna, diabetes gestacional e ganho de peso excessivo durante a gestação também fazem com que o feto seja grande para a idade gestacional”.

De acordo com Adriana, esse não é o caso, pois ela não teve complicações ou restrições durante a gravidez. Manu nasceu saudável e ambas tiveram alta no dia 26 de abril.

Atendimento humanizado

No processo de parto e nascimento, a paciente conta que recebeu todo acolhimento por parte da equipe da Maternidade Municipal de Peruíbe, além de contar com o pai de Manu como acompanhante durante o momento. “Estava com um pouco de medo da cesárea, mas com ele me acompanhando me senti mais segura”.

Nesse sentido, Rossandra destaca que algumas técnicas são utilizadas para tornar o ambiente mais acolhedor, como musicoterapia, a presença do acompanhante ao lado da mulher e o contato pele a pele entre mãe e filho depois do nascimento. Além disso, a profissional reforça a importância da amamentação dos recém-nascidos macrossômicos.

“É muito provável que nas primeiras horas após o parto, por causa da interrupção súbita da glicose materna quando o cordão umbilical é cortado, aumente o risco de hipoglicemia neonatal. A amamentação em livre demanda, sem hora marcada, ajuda a manter os níveis glicêmicos do recém-nascido.”

Já em casa, Adriana lembra da reação dos familiares ao conhecerem a mais nova integrante da família. “Na hora que mandamos a primeira fotinho no grupo da família, todo mundo ficou impressionado com o tamanho dela. E ela é muito esperta, interage com todos nós”.

Em relação ao enxoval que haviam comprado, foi necessário doar a maioria das roupas e fraldas, pois Manu está usando tamanho M.

Agora, Adriana se prepara para celebrar o dia das mães e seu aniversário com muita saúde e alegria. “Dia 12 de maio será meu aniversário, então já ganhei um presentão, vai ser tudo de bom, graças a Deus”, completa.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Maternidade Municipal de Peruíbe Humanização Parto

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!