Aguarde...

01 de Outubro de 2015

Campanha Outubro Rosa divulga e previne o câncer de mama durante o mês de outubro em Mogi das Cruzes

A Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Fundo Social de Solidariedade realizaram nesta manhã de quarta-feira (30/09) o lançamento oficial das Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que têm como objetivo alertar e prevenir sobre o câncer de mama e de próstata. O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e reunir diversas autoridades como o prefeito em exercício, José Antonio Cuco Pereira, a presidente do Fundo Social, Mara Bertaiolli, o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, o secretário municipal de Esportes, Nilo Guimarães, e o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Francisco Bezerra.

Na oportunidade, o secretário Marcello Cusatis apresentou dados importantes sobre o avanço da oferta de exames de mamografia e a busca pelo diagnóstico precoce, o que aumenta o sucesso dos tratamentos. “Estamos aproveitando também para anunciar um programa inovador criado pela Secretaria Municipal de Saúde para as mulheres. Desde agosto, estamos ligando para as aniversariantes de cada mês para oferecer exames de Papanicolaou (que previne o câncer de colo de útero) e de mamografia para àquelas que não fizeram no último ano”, explicou.

As ligações são feitas pela equipe da Central de Agendamento do SIS – Sistema Integrado de Saúde que, em dois meses de trabalho, já garantiram o encaminhamento para marcação de 1,1 mil exames. “Esta iniciativa é muito importante porque amplia a oportunidade de acesso na realização de alguns dos mais importantes exames para a saúde da mulher”, avalia a presidente do Fundo Social. Durante o Outubro Rosa, mais 1,5 mil mamografias devem ser realizadas.

Como nos anos anteriores, a principal ação do Outubro Rosa é a divulgação, em todas as unidades de saúde, e o agendamento de exames de mamografia para mulheres com idade acima de 40 anos. As pacientes que apresentarem exames de mamografia com alguma alteração serão encaminhadas para consulta com o médico mastologista. Para lembrar a campanha, os equipamentos e profissionais ganham destaques na cor rosa.

Outro importante evento será a Corrida pela Vida, marcada para o dia 8 de novembro, às 8 horas, na Avenida Cívica. “As inscrições serão feitas pelo site da Prefeitura – www.pmmc.com.br - entre os dias 19 e 30 de outubro, com vagas para 2,5 mil participantes”, explicou no secretário municipal de Esportes. Segundo ele, para a retirada do kit, os inscritos terão de levar uma lata de suplemento alimentar e uma lata de leite em pó que serão doados para entidade que cuida de pacientes com câncer.

O câncer de mama está entre as doenças mais temidas pelas mulheres devido à sua alta frequência e seus efeitos físicos e psicológicos. Entre os sintomas perceptíveis estão o surgimento de nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos palpáveis na axila. O histórico familiar é um importante fator de risco, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos. Outros fatores são: menarca precoce (idade da primeira menstruação); menopausa tardia (após os 50 anos) e nuliparidade (ausência de filhos).

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!