Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

18 de Março de 2024

CEJAM marca presença no I Simpósio de Assistência Farmacêutica do Município de São Paulo com projeto “Barmácia”

O CEJAM foi representado pelo projeto “Barmácia (brinde à boa ideia)” durante o I Simpósio de Assistência Farmacêutica do Município de São Paulo, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS-SP), no último dia 13 de fevereiro, no auditório da Uninove campus Vergueiro.

Com o intuito de abordar o panorama da assistência farmacêutica no SUS, bem como experiências exitosas desenvolvidas na área, o evento selecionou – dentre 165 inscritos – dois trabalhos por região de São Paulo para a entrega do certificado de Menção Honrosa e, entre esses, um para a apresentação oral.

Na região sul, o trabalho escolhido foi “Barmácia (brinde à boa ideia) - Ressignificação da diversão, potencializando a socialização isenta de álcool”, apresentado pelo farmacêutico Paulo Rogério Gomes dos Santos, do CAPS Álcool e Drogas III Jardim Ângela, gerenciado pelo CEJAM em parceria com a SMS-SP.

Criada por Paulo, a iniciativa é realizada como uma atividade terapêutica lúdica e prazerosa em que os pacientes, em tratamento contra a dependência química, recebem instruções e dicas de como preparar drinks sem álcool.

Os encontros acontecem bi ou trimestralmente em um espaço decorado especialmente para a ação. Segundo Paulo, esta é uma maneira de empoderar os pacientes em tratamento, possibilitando a diversão saudável e a redução de danos e riscos.

Com início em junho de 2020 e mais de 3 mil pacientes impactados, o Barmácia já foi reconhecido em outras oito ocasiões, entre elas: 3º Prêmio “Gente que Faz a Diferença” (Coordenadoria Regional de Saúde - CRSSul); 7º Prêmio “Doutor João Amorim” e 1º Prêmio “Doutor Fernando Proença de Gouvêa” (CEJAM); e II Simpósio Científico Sírio Libanês.

“O Barmácia é um projeto descomplicado e autêntico cheio de coração e solidariedade. Todo esse reconhecimento é de imensa importância para nossa unidade, pois reforça a mensagem central desta iniciativa e do compromisso com a saúde mental, que é o "desfocar" das limitações e comorbidades, e o "focar" nas potencialidades e ressignificações fundamentais tanto no cuidado de saúde, quanto na vida de cada indivíduo ”, celebra Paulo.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

CAPS III AD - Jardim Ângela Humanização

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!