Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

18 de Outubro de 2023

CEJAM promove 1° Colóquio Cardiovascular com foco em melhores práticas no atendimento de casos de AVC e infarto

O Brasil enfrenta um desafio crescente no que diz respeito às doenças cardiovasculares, que representam uma das principais causas de morbidade e mortalidade no país. A identificação precoce de sintomas e sinais, bem como o acesso a tratamentos oportunos e seguros, são fatores determinantes para a sobrevivência e a qualidade de vida dos pacientes vítimas dessas condições.

Diante desse desafio de saúde pública, o CEJAM, em parceria com a Boehringer Ingelheim, promoveu o 1º Colóquio Cardiovascular. O evento, que ocorreu no auditório do Hospital Municipal M’Boi Mirim, teve como objetivo capacitar profissionais multidisciplinares para conduzir casos clínicos em salas de emergência, incentivando um alto nível de desempenho e trabalho em equipe.

Cinthia Elaine Calastro, Gerente Técnica Regional do CEJAM, enfatizou a importância da iniciativa para estimular o compartilhamento das melhores práticas desenvolvidas nas linhas de cuidado do AVC (Acidente Vascular Cerebral) e IAM (Infarto Agudo do Miocárdio). "O intuito é aprimorar o atendimento prestado na rede pública de saúde, reduzindo as complicações decorrentes da falta de tratamento adequado. Para tanto, buscamos a padronização dos atendimentos na rede de urgência e emergência, o estabelecimento de fluxos, métricas e validação de protocolos", destacou.

A programação do evento teve início com uma simulação interativa de atendimento a vítimas de AVC, liderada pelo Dr. Júlio César Guia Pereira Filho, neurologista do Hospital Municipal do Campo Limpo e membro da Academia Brasileira de Neurologia. O especialista enfatizou os procedimentos essenciais necessários para um tratamento eficaz desses casos, ressaltando a relevância da agilidade e precisão.

A grade de conteúdos incluiu apresentações sobre as melhores práticas no atendimento de pessoas com Síndrome Coronariana Aguda (SCA), com a participação de Juliana Jacopeti, Supervisora Técnica da UPA Vera Cruz, e da Dra. Fernanda Masteguim, Coordenadora Médica da UTI Cardiológica do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos.

Juliana Jacopeti falou sobre a implantação do projeto SPRINT, idealizado pela Boehringer Ingelheim, que visa aprimorar as redes de atendimento ao paciente com IAM, promovendo o diagnóstico rápido e a estratégia terapêutica adequada para reduzir a mortalidade pela doença. "Treinar 100% da equipe, desde o primeiro ponto de contato, identificando suspeitas de infarto, realizando simulações e treinamentos in loco, foi fundamental para o nosso sucesso", reforçou.

Já a Dra. Fernanda Masteguim ressaltou o trabalho em rede realizado na Baixada Santista para aprimorar a assistência ao paciente. Em sua apresentação, mostrou o impacto da ampliação do serviço de hemodinâmica no hospital. "Em 2021, a demanda reprimida era de 1193 pacientes, e com a gestão do CEJAM, esse número foi reduzido a zero em 2023", frisou.

O evento também contou com uma mesa-redonda mediada pelo Dr. André Ramalho, Gerente de Saúde Corporativa do CEJAM, com a participação do Dr. Júlio César, Juliana Jacopeti, Dra. Fernanda Masteguim e Haviley Oliveira Martins, Interlocutor da Rede de Atenção em Urgência e Emergência da Coordenadoria Regional de Saúde Sul de São Paulo. Na ocasião, os profissionais compartilharam suas experiências no atendimento de casos de AVC e IAM e responderam a perguntas da plateia e dos participantes online.

Para encerrar o encontro, o Dr. Mário Santoro Júnior, Gerente de Desenvolvimento Institucional, salientou a importância de cuidar dos pacientes de forma preventiva e deixou uma mensagem ao público presente. "Não se trata apenas de tratar condições, mas de investir em educação e promoção de hábitos saudáveis. Ao unirmos nosso conhecimento, experiência e paixão, podemos aprimorar o atendimento em saúde cardiovascular", finalizou.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde Cardiologia

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!