Aguarde...

Saúde

Saúde

14 de Novembro de 2023

CEJAM promove evento com foco em cuidados paliativos, no Hospital Municipal M’Boi Mirim

Pautados na humanização e na saúde integral do indivíduo, os cuidados paliativos consistem em uma abordagem que visa promover qualidade de vida para pacientes e familiares. Pensando nisso, o CEJAM promoveu, no último dia 10, o 1º Simpósio de Cuidados Paliativos do Hospital Municipal M’Boi Mirim (HMBM), gerenciado pela instituição em conjunto com o Hospital Israelita Albert Einstein e a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Para abrir o evento, Dr. Lucas Souza Vilela, médico responsável pelo Serviço de Cuidados Paliativos e de Internação Domiciliar do HMBM, apresentou a nova política do serviço no hospital e os reflexos para a comunidade atendida. “O que queremos propor é uma assistência especializada, educação continuada e integração com a Rede de Atenção em Saúde”.

Em seguida, Dra. Ana Claudia Quintana Arantes, médica geriatra e sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos, trouxe o tema "O Cuidado Compassivo como Instrumento de Transformação e Cura", reforçando a importância da comunicação empática e do olhar atento às necessidades do paciente na rotina do profissional de saúde. “A ação compassiva é quando sua sabedoria, seu conhecimento, sua humanidade encontram o sofrimento de alguém e você faz algo para aliviar esse sofrimento.”

Na palestra "Cuidados Paliativos ou Boa Prática Profissional?", o Prof. Dr. Ricardo Tavares de Carvalho, Coordenador do Programa de Complementação Especializada em Cuidados Paliativos para Médicos da FMUSP, refletiu sobre a integração entre a equipe médica e multidisciplinar, incentivando que os profissionais estejam abertos a ampliar sua visão e suas capacidades em prol de um atendimento integral. “Às vezes é preciso abrir mão de coisas que estão cristalizadas dentro de você, por uma formação técnica ou por questões humanas, para conseguir fazer essa prática de um jeito apropriado e que, de fato, ajude.”

Encerrando a programação de palestras, Dra. Letícia Andrade, mestre e doutora em Serviço Social pela PUC-SP e assistente social do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, explorou a "Autonomia no Contexto de Vulnerabilidade Social", compartilhando experiências e alertando para a atenção às particularidades da realidade e vivência de cada família e indivíduo. “Não podemos desconsiderar que as condições sociais de vida são demarcadores para o cuidado, para a condição de morte e para o processo de luto."

Fortalecendo as discussões sobre o tema, convidados se uniram em uma roda de conversa para falar sobre o papel dos familiares e da adaptação dos conceitos assistenciais para a realidade brasileira.

Para finalizar, foi prestada uma homenagem póstuma ao senhor Alecy Francisco Lopes, paciente atendido pelo Serviço de Cuidados Paliativos do HMBM e conselheiro gestor no bairro. “Conheci o senhor Alecy e sei o quanto ele se dedicou para que tudo isso acontecesse na zona sul. De fato, a área da saúde revolucionou a região”, destacou o Dr. Mário Santoro Júnior, Gerente de Desenvolvimento Institucional do CEJAM.

Assista ao evento na íntegra através no canal do YouTube TV CEJAM, acessando o link.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Humanização Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!