Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

11 de Outubro de 2023

CEJAM realiza 1º Encontro de Prevenção e Controle de Infecções

O CEJAM realizou, na última sexta-feira (06), o seu 1º Encontro de Prevenção e Controle de Infecções. Durante o evento, realizado no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, o público teve a oportunidade de debater tópicos fundamentais para o setor.

O encontro, que reuniu profissionais da área da saúde que atendem em diferentes unidades gerenciadas pela organização, contou com a abertura de Rebecca Saad, infectologista e coordenadora corporativa de Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) e Renato Tardelli, diretor do Centro de Gerenciamento Integrado de Serviços de Saúde (CEGISS), que deram início a um cronograma repleto de insights.

“O CEJAM tem formas diferentes de lidar com o controle de infecção. Nós temos acesso a diferentes níveis de atendimento, desde a atenção primária, especializada, urgência e emergência e hospitalar. Pensando nisso, nós queríamos conversar, juntar todas as nossas equipes num só lugar para trocar experiências e com isso, aprofundarmos o conhecimento coletivo”, afirmou Saad.

Tardelli, por sua vez, aproveitou o espaço para reforçar a importância de os profissionais considerarem o tema, para que assim os pacientes possam permanecer o mínimo de tempo possível nas unidades de saúde. "Para alcançar cada vez mais excelência, é necessário investirmos incessantemente em processos como educação, padronizações e a implementação de protocolos específicos".

Após os pronunciamentos iniciais, a programação seguiu com a Palestra Magna "Inovação no Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde", ministrada pela médica assistente do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Sírio Libanês, Mirian de Freitas Dal Ben Corradi.

Durante sua apresentação, a profissional abordou temas como as tecnologias, vigilância, modelagem matemática e a higienização do ambiente hospitalar. Além disso, a médica compartilhou cases de sucesso de países que utilizam a integração de dados no dia a dia e trouxe ao público diferentes trabalhos acadêmicos da área.

A segunda parte do evento contou com apresentações de experiências de três colaboradores da organização. Francis Tsurumaki, supervisor técnico em Odontologia, abordou o tema "Cirurgia Odontológica Segura e Protocolo de Antibiótico Profilaxia". Em seguida, Sandra de Sousa Lopes Pereira, enfermeira do Hospital Dia Campo Limpo, discorreu sobre o monitoramento e o planejamento de melhorias nos casos de Infecção de Sítio Cirúrgico. Por fim, Ana Carina Serfaty, infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Geral de Carapicuíba, apresentou a redução de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRA) na UTI Adulto do HGC.

Já no terceiro e último segmento do evento, uma Mesa Redonda denominada "Pergunte ao Especialista" ganhou espaço, proporcionando uma oportunidade única para que os participantes pudessem interagir com profissionais de destaque do campo.

O debate, sob mediação de Rebecca Saad, foi composto pela infectologista Soraia Mafra Machado; Thais Guimarães, presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Instituto Central do HC-FMUSP e do Hospital do Servidor Público Estadual; Marcelle Gonçalves da Rocha Machado, enfermeira do SCIH da Associação Congregação de Santa Catarina (HSC); e Bruna Bergmann Santos, coordenadora do Serviço de Farmácia Clínica do Hospital Sírio Libanês.

No bate-papo, as profissionais compartilharam experiências cotidianas, exploraram os desafios enfrentados no controle de infecções e responderam às perguntas feitas pelo público.

Durante o evento, o CEJAM também lançou o livreto "S.O.S Prevenção", que fornece informações rápidas sobre prevenção e controle de infecções aos profissionais da saúde. A primeira edição do material apresenta duas versões: uma direcionada à atenção primária e especializada e outra voltada para o âmbito hospitalar.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!