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Radar CEJAM

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25 de Setembro de 2023

CEJAM reúne mais de 300 profissionais da saúde em 2º Simpósio de Segurança do Paciente

O CEJAM realizou, no último dia 15 de setembro, o seu 2º Simpósio de Segurança do Paciente. Durante o evento, realizado no campus Memorial da Universidade Nove de Julho (Uninove), o público teve a oportunidade de conferir trabalhos desenvolvidos com base nas 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente. O encontro reuniu mais de 300 profissionais da saúde e contou com a presença de membros da diretoria executiva do CEJAM, gestores, colaboradores e autoridades.

Dando início ao debate, João Romano, gerente executivo da instituição, apresentou ao público a origem do CEJAM, além de sua expansão, serviços oferecidos e motivações para o momento. "Essa é uma oportunidade para mostrarmos o melhor atendimento que oferecemos, priorizando, acima de tudo, a segurança de nossos pacientes. Nosso objetivo é que todo o conhecimento adquirido aqui possa ser aplicado em nossas unidades, a fim de alcançarmos excelência crescente nos cuidados em saúde”, reforçou.

No total, foram inscritos mais de 160 trabalhos de diferentes unidades gerenciadas pelo CEJAM, ressaltando a importância de os colaboradores estarem alinhados com a ciência, estudo e desenvolvimento de melhorias em seu cotidiano.

"Fornecer uma assistência livre de danos é o foco principal da segurança do paciente. Práticas e processos seguros não apenas reduzem o dano direto ao paciente, mas também resultam em menor tempo de terapia disponível, diminuição das comorbidades e melhoria da experiência do paciente ao longo de sua jornada", destacaram Fernanda Fuscaldi, gerente técnica regional da Qualidade; e Tatiana Kazumi, supervisora de Qualidade do Centro de Gerenciamento Integrado de Serviços de Saúde - CEGISS, ambas da equipe idealizadora do evento.

E, justamente visando esse propósito, alguns dos cases de maior destaque foram apresentados aos participantes. Os painéis dedicados às 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente trouxeram relatos de experiências de profissionais de saúde e diferentes estratégias utilizadas.

Painéis

O primeiro painel foi dedicado à primeira Meta Internacional de Segurança do Paciente, abordando a sua identificação correta. A mesa foi mediada por Dayla Miguel Tobias, supervisora de enfermagem do Hospital Geral de Itapevi, e contou com apresentações de Raquel Oliveira Calasans, enfermeira e supervisora técnica do Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, e Thalita Ruiz Lemos Rocha, gerente técnica regional do CEJAM na Baixada Santista, que compartilharam diferentes situações sobre o tema.

O segundo painel, com foco na Meta 2, centralizou-se na comunicação efetiva. Com moderação de Maristela Santini Martins, docente da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) e membro do Conselho de Administração do CEJAM, o público teve a oportunidade de ouvir os relatos das pacientes Thais Aparecida da Silva, Sirlene da Silva e Elaine Alves, que compartilharam a importância do apoio e empatia dos profissionais da saúde do CEJAM, e destacaram como esses detalhes influenciaram suas experiências.

O terceiro painel foi dedicado à Meta 3, relacionada à segurança no uso de medicamentos, e contou com Thalita Rigotti, supervisora de farmácia, como moderadora. Os trabalhos apresentados foram de Angela Keiser, do Hospital do Servidor, e Juliana Bressani, do Hospital Estadual "Dr. Albano da Franca Rocha Sobrinho".

Após as três apresentações, o médico e professor da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), Fernando Oetterer Arruda, ministrou a palestra magna do evento, abordando estratégias para envolver os pacientes no cuidado.

"Nós precisamos focar mais no receptor da mensagem do que no emissor. Assim, promovemos o atendimento adequado, garantindo que o paciente compreenda o que é melhor para ele e participe ativamente do seu próprio cuidado", afirmou.

Logo depois do intervalo, o público pode ainda acompanhar o painel 4, destinado à quarta Meta, "Cirurgia Segura ou Procedimento Seguro". A mediação ficou a cargo de Francis Tsurumaki, supervisor de odontologia do CEJAM, e as apresentações foram realizadas por Samuel Nilo Vieira (CEO II Vera Cruz), Cristiane Akiko (Programa Parto Seguro) e Atalícia Morais (UBS Luar do Sertão).

Em seguida, deu-se início ao painel referente à Meta 5, enfatizando a importância da higienização das mãos para evitar infecções, com moderação de Hideraldo Belini, da Maternidade Municipal de Peruíbe, e apresentações de Raquel Oliveira Calasans (Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha) e Janete Clemente dos Santos (AMA Especialidades Capão Redondo).

Por fim, o último painel, dedicado à sexta meta, abordou o tema "Prevenção de danos decorrentes de quedas". A troca de experiências contou com a moderação de Ana Paula Ramos, da UBS 24h Capão Redondo, e apresentações dos profissionais Felipe Vinicius Morais, do Hospital do Servidor Público; e Barbara da Silva Dell Orti, do Hospital Estadual "Dr. Albano da Franca Rocha Sobrinho".

Cultura e premiação

Além das apresentações acadêmicas, o público também teve a oportunidade de apreciar a performance do Grupo Cultural Thais Ventorini, que incluiu as apresentações dos Irmãos Figuras e da artista Paolla Ollitsak.

Em seguida, foram reconhecidas as unidades de saúde gerenciadas pelo CEJAM que se destacaram na promoção da segurança do paciente por meio do maior número de notificações de incidentes, no período de abril a agosto de 2023.

Confira abaixo as posições:

Atenção Primária:
1º Lugar: AMA/UBS Jardim Capela
2º Lugar: UBS Horizonte Azul
3º Lugar: UBS Santa Lúcia

Atenção Especializada:
1º Lugar: AMA Especialidades Jardim São Luiz
2º Lugar: AME Itu
3º Lugar: CER IV M’Boi Mirim

Atenção Hospitalar:
1º Lugar: Hospital Geral de Itapevi
2º Lugar: Hospital Municipal Evandro Freire
3º Lugar: Hospital Geral de Carapicuíba

Urgência e Emergência:
1º Lugar: UPA Jardim ngela
2º Lugar: AMA 24h Capão Redondo
3º Lugar: UPA Vera Cruz

Pesquisa Anual de Segurança do Paciente

E, para reforçar ainda mais o tema central do simpósio e o engajamento dos profissionais, o evento apresentou em primeira mão o lançamento da Pesquisa Anual de Segurança do Paciente, que estará disponível até o dia 15 de novembro de 2023.

Todos os profissionais da saúde, que atuam em serviços administrados pela organização, poderão responder aos questionários de forma anônima e contribuir com melhorias na área.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Segurança do paciente

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