Aguarde...

Saúde

Saúde

20 de Abril de 2023

Dia Mundial do Livro: 5 benefícios da leitura para sua saúde mental

Foto: Freepik

O hábito da leitura é uma ótima forma de ampliar o vocabulário e melhorar a escrita, mas você sabia que ler também traz diversos benefícios para a saúde mental? Segundo estudo realizado pela Universidade de Sussex, na Inglaterra, seis minutos de leitura por dia são capazes de aliviar o estresse e as tensões do cotidiano.

Diante dessa importância, a Unesco escolheu o dia 23 abril para comemorar o Dia Mundial do Livro – uma homenagem a três grandes escritores, o espanhol Miguel de Cervantes; o peruano Inca Garcilaso de la Vega; e o inglês William Shakespeare, falecidos na data.

Para celebrar e incentivar essa prática, o psicólogo Emerson Pedreira Marques, que atua na UBS Jardim Valquíria – gerenciada pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo –, destaca 5 vantagens da leitura para a saúde. Confira!

1. Estímulo à criatividade e empatia

A leitura nos permite cultivar a criatividade, imaginando cenários e detalhes das histórias. “Quando é possível imaginar, se torna possível sentir, e nesse exercício de pensamento ativamos memórias, caminhamos no tempo, e geramos sensações ao nosso corpo”, completa Emerson.

Além disso, o costume favorece a socialização a partir de interesses em comum; estimula o aprendizado de palavras para expressão de sentimentos e emoções; e apresenta diferentes pontos de vista, aprimorando a empatia.

2. Melhoria da qualidade do sono

Que tal trocar o celular por um livro antes de dormir? Conforme o profissional, o aparelho mantém a atividade cerebral em hiperexcitação, prejudicando a qualidade do sono.

Enquanto isso, a leitura acarreta benefícios como: diminuição do ritmo cardíaco e respiratório e alívio das tensões musculares, o que resulta em menores níveis de cortisol (hormônio do estresse) e, consequentemente, da ansiedade e de outros distúrbios emocionais.

3. Prevenção de doenças degenerativas

O ato de ler é um dos exercícios mais completos para o cérebro humano, pois desperta ativações cerebrais e diferentes estímulos, auxiliando em um melhor desempenho cognitivo e na redução de dificuldades de memória.

“Através dela podemos vivenciar experiências que não foram vividas na prática e extrair emoções e sensações por meio das sinapses cerebrais, levando todo o cérebro a trabalhar ativamente”, destaca o psicólogo.

Dessa forma, a adoção desse hábito pode ser uma proteção contra doenças como o Alzheimer.

4. É recomendada para todas as fases da vida

Como dito anteriormente, a leitura mantém o cérebro ativo e deve ser praticada ao longo de toda a vida. Durante a fase adulta e na terceira idade, pode ser uma grande aliada na redução do estresse e na qualidade do sono.

Já na infância, pontua Emerson, é um poderoso instrumento para o âmbito emocional, promovendo conexões com diferentes sentimentos e desejos, ajudando os pequenos a pensarem de forma mais clara sobre sua relação com o mundo.

“Além do mais, a leitura é democrática e acessível, possibilita pessoas que querem viajar, mas não têm condições, conhecerem diferentes culturas e lugares. Ou mesmo “passear” por civilizações antigas e histórias da humanidade.”

5. Pode ser usada como terapia complementar

Você já ouviu falar em biblioterapia? Trata-se de um recurso terapêutico que utiliza a leitura para exercitar o desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento. De acordo com o profissional, a técnica pode ser aplicada em diferentes contextos por meio de discussões e conversas sobre livros e compartilhamento de experiências.

Como inserir a leitura no meu dia a dia?

Para quem não tem o costume de ler, o especialista indica iniciar com exemplares menores, como os chamados “livros de bolso” e contos. Outra dica é frequentar espaços compartilhados, como bibliotecas comunitárias.

Também é possível aproveitar momentos de lazer ou o tempo livre – como o horário do almoço e durante o trajeto casa/trabalho no transporte. “Caso tenha problemas para dormir, utilize-os antes de adormecer. Se necessário, faça um cronograma para a rotina ou use os finais de semana”, aconselha.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

UBS Jardim Valquíria Psicólogo Saúde Mental

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!