Aguarde...

Saúde

Saúde

19 de Janeiro de 2024

Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional: cuidado para além da recuperação física

Foto: Freepik

Com a evolução do conceito de cuidado à saúde, cada vez mais voltado a uma abordagem ampliada e foco na prevenção, o terapeuta ocupacional (TO) vem se tornando fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população, facilitando a participação ativa e independente das pessoas em suas ocupações cotidianas.

Devido a sua valiosa contribuição em diversas fases da vida, a especialidade é marcada pelo Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional, data celebrada em 19 de janeiro e que visa ampliar o conhecimento da sociedade sobre a importância da sua atuação em prol da saúde física e mental em todas as fases da vida, bem como seu impacto positivo em diversas áreas da saúde.

De acordo com Larissa Fernandes, especialista do Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, que também é tutora do método canguru (política pública que engloba ações de atenção humanizada ao recém nascido prematuro), muitas vezes, a Terapia Ocupacional é erroneamente associada apenas à recuperação física e fisioterapia.

“Na realidade, nossa atuação vai muito além disso”, pontua. Segundo a especialista, o TO tem como objetivo principal promover a independência e a autonomia do paciente, ajudando-o a aprender ou voltar a realizar atividades diárias dando significado às suas vidas. Dessa forma, a terapia ocupacional precisa englobar todos os aspectos emocionais, cognitivos e sociais de cada indivíduo.

Além das instituições de saúde, o terapeuta pode desenvolver ações em escolas, atendimento ao público idoso e até mesmo ambientes comunitários, sobretudo em atividades que envolvem um trabalho multidisciplinar, como com crianças neurodivergentes e casos de traumato e ortopedia.

Para Larissa, a relevância da TO requer compreender seu impacto multidimensional. “A atuação proativa é crucial, adaptando-se às necessidades específicas de cada paciente”, afirma.

No caso de pacientes neonatais, por exemplo, a especialista salienta que intervenções precoces podem ter efeitos duradouros no desenvolvimento dos bebês, afetando significativamente sua vida nos próximos estágios.

Ela explica que o papel do TO no atendimento dos recém-nascidos é vital, uma vez que seu trabalho auxilia na prevenção de complicações e promove um ambiente propício ao crescimento saudável.

As intervenções incluem estimulação sensorial, organização postural, avaliações neurológicas, rede terapia, banho de imersão, confecções de órteses, orientação aos pais e adaptações ambientais, o que reforça o papel educativo e preventivo da terapia.

“Ainda no hospital, nós iniciamos um trabalho que exige continuidade e constância para que possamos extrair o máximo aproveitamento para cada paciente. Por essa razão, faz parte da nossa rotina de neonatal orientar e compartilhar nosso conhecimento com os pais ou cuidadores, a fim de que a criança siga evoluindo após a alta médica”, detalha.

Larissa lembra, por fim, que o acomodamento após alta neonatal para bebês com critério de risco se mantém até sua idade escolar, no ambulatório de seguimento com equipe interdisciplinar.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!