Aguarde...

29 de Outubro de 2015

Evento sobre qualidade de vida e toque terapêutico celebra Dia do Médico no CEJAM

O CEJAM promoveu nesta quinta-feira (29/10) o encontro “Qualidade de Vida e o Toque Terapêutico” para celebrar o Dia do Médico, os quatro anos do Programa Parto Seguro nos oito Hospitais Municipais de São Paulo e a inclusão da Maternidade Vila Nova Cachoeirinha no Programa. Participaram médicos, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, supervisoras e enfermeiras do Parto Seguro, gestores e autoridades.

Dra. Anatalia Basile abriu o evento com um grande agradecimento aos participantes. Na sequência, Dr. Fernando Proença de Gouvea relembrou o trabalho voltado ao cuidado com a saúde da mulher desde os primórdios do CEJAM, no Hospital Pérola Byington. “O CEJAM sempre olhou e mostrou que o foco de nosso trabalho é a saúde da mulher. E agora celebramos outro momento importante para a Instituição, que são os quatro anos do Programa e a entrada da Dra. Anatalia e sua equipe. Com isso, conseguimos uma melhora na qualidade do atendimento, do acolhimento e da atenção na hora do nascimento”, ressaltou o superintendente.

Dr. Adalberto Kiocho Aguemi, coordenador da saúde da mulher da Secretaria Municipal de Ssaúde, falou sobre qualidade de vida, a forma como o pessoal e profissional se complementam, a importância de cultivar hábitos saudáveis, além de alguns dados sobre a saúde dos médicos no Brasil. Complementando a apresentação, Dra. Suely Feldman, da UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente) promoveu uma prática de Tai Chi Chuan entre os participantes.

As enfermeiras do Programa Parto Seguro Patrícia Azevedo e Mieko falaram sobre a prática da acupressão no trabalho de parto, apresentando depoimentos de puérperas que vivenciaram o procedimento que estimula o trabalho de parto e alivia as dores.

Em seguida, o psicólogo e teólogo Dr. Rafael Caldeira de Faria ministrou a palestra que recebe o nome do evento. Segundo ele, “a qualidade de vida é um fruto tardio, que só colhe quem assume responsabilidade na vida. É necessário aprender a discernir o que é importante para a vida, em especial para a nossa, e lutar por isso”.

Para finalizar a programação, o Dr. Alberto Guimarães, em nome do Programa Parto Seguro, homenageou os doutores Marcio Sidnei Pinto, médico ginecologista do Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria e Julio Cesar Arena, neonatologista do CEJAM/Parto Seguro, do Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya.

Fonte: Luciana Zambuzi e Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM

Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!