Aguarde...

Saúde

Saúde

22 de Janeiro de 2024

Hospital da Mulher Mariska Ribeiro é aprovado em todos os critérios para a obtenção do selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança

O Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde do Rio de Janeiro, foi aprovado em todas as etapas de avaliação para o título IHAC - Iniciativa Hospital Amigo da Criança, conforme resultados divulgados, na última quarta-feira (17), pela equipe avaliadora do Ministério da Saúde, na conclusão do processo.

O IHAC é um selo de qualidade hospitalar conferido pelo Ministério da Saúde, que reconhece o cumprimento dos 10 passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, o Cuidado Amigo da Mulher (CAM), a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL) e o Livre acesso da mãe e do pai ao recém-nascido por todo o tempo de internação (PRN).

Durante dois dias, avaliadores do Ministério da Saúde percorreram os setores do hospital, marcando a última etapa do processo de acreditação que teve início em 2022. A unidade passou primeiro por avaliações das secretarias de Saúde da Prefeitura do Rio e do Governo do Estado do Rio, também com resultados positivos, antes de receber a visita técnica do Ministério da Saúde.

Desde 2022, o Mariska Ribeiro empreendeu esforços significativos para atender aos critérios da IHAC. Até o final de 2023, mais de 45 treinamentos foram realizados, com capacitação de 834 colaboradores, o equivalente a 91% do contingente total.

Ao longo desta trajetória, o hospital comemora resultados positivos como a redução expressiva do uso de Fórmula Infantil (economia de R$70 mil/mês). Com registro dos números, é possível acompanhar a evolução dos resultados, como no casos de atendimento das mulheres em amamentação na Sala de Apoio à Amamentação - um total de 9.926 nos últimos meses, e uma média de 80% de bebês que ganharam alta do Alojamento Conjunto em amamentação exclusiva, via seio materno.

O Banco de Leite do Mariska Ribeiro, inaugurado em julho de 2023, registrou mais de 2.500 litros de leite humano pasteurizado por mês e 12 mil litros de leite doados por 72 doadoras internas e externas no primeiro semestre de funcionamento.

Uma unidade com o selo IHAC proporciona benefícios diretos aos recém-nascidos, como a redução de intervenções desnecessárias após o parto. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde revelou que bebês nascidos em hospitais certificados pela IHAC têm maior probabilidade de serem amamentados na primeira hora de vida e apresentam uma duração média de aleitamento materno mais longa.

Vivian Folly, diretora-geral do Mariska Ribeiro, destaca a importância dessa conquista: "Essa é uma vitória significativa para o nosso hospital. Reflete o esforço conjunto de nossas equipes e a dedicação em proporcionar serviços de qualidade, seguros e humanizados aos nossos pacientes. Ser bem avaliado significa que nosso trabalho está no rumo certo e refoŕça nosso compromisso com a excelência no cuidado com a saúde materna e infantil."

Fundado em 2012, o Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, localizado em Bangu, Zona Oeste da cidade, faz parte da rede municipal e do SUS. Com estrutura diversificada, incluindo consultórios de Pré-Natal, salas cirúrgicas, leitos de alojamento conjunto, e um complexo neonatal com 25 leitos totais, sendo 10 de UTI, 11 leitos na Unidade Intermediária e 04 leitos na Unidade Canguru. A maternidade registrou 858 internações em 2023, sendo 431 na UTI neonatal.

Banco de Leite

O banco de leite do Mariska Ribeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. A doadora também poderá procurar o Disque Apoio à Amamentação, com atendimento 24 horas pelo telefone (21) 2024-2912, ramais 155 e 156.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!