Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

06 de Dezembro de 2023

Instituto CEJAM reúne voluntários para celebrar ações de 2023

Para celebrar o Dia Internacional do Voluntário, o Instituto CEJAM, responsável por coordenar ações de responsabilidade socioambiental do CEJAM, realizou no último sábado (2) seu encontro anual de voluntários, no auditório da UNINOVE – Campus Vergueiro, em São Paulo, e com transmissão via YouTube.

Durante o encontro, voluntários de diferentes regiões puderam prestigiar todas as ações realizadas ao longo do ano de 2023, sendo valorizados e motivados a continuar se engajando na causa. E para fazer jus ao tema do evento "Amigo de voluntário, voluntário é", todos tiveram a oportunidade de levar amigos e familiares para conhecer o trabalho e também se voluntariar.

“O voluntariado está entre os valores mais fortes do CEJAM. Queremos apoiar as comunidades em que estamos presentes com nossos serviços de saúde e a sociedade como um todo, além, é claro, de engajar a população e nossos profissionais para fazer o bem ao próximo”, afirmou Floriza Mendes, gerente corporativa da OSS.

Neste ano, foram mais de 17 mil horas de trabalho desenvolvido pelo Instituto CEJAM, um marco histórico que superou 2022, no qual foram dedicadas 1.655 horas. Ao todo, mais de 800 pessoas se comprometeram ao longo de 2023 com mais de 200 ações de voluntariado.

“Esse encontro é um momento especial em que reunimos todos: voluntários externos, colaboradores e parceiros, em prol de uma causa. Cada participante dedicou seu tempo em benefício do cuidado, do desenvolvimento e da conexão com o próximo. Esse espaço proporciona a oportunidade de destacarmos a importância e o valor dessa corrente poderosa de engajamento para todos nós", explicou Marceli Fradeschi, gerente de Responsabilidade Socioambiental do Instituto CEJAM.

Atualmente, o Instituto segue reforçando seus seis pilares por meio de diferentes atividades e ações realizadas por voluntários, que incluem Saúde da Mulher, com o programa CEJAM Mulher; Educação e Inclusão Produtiva, com o programa CEJAM Conecta; Cultura e Qualidade de Vida, com o programa Vitalidade; Apoio Socioassistencial, com o programa CEJAM Solidário; e Ecoeficiência, Gerenciamento Ambiental e Consciência Ecológica, com o CEJAM Ambiental e apoio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

"Sem a contribuição dos voluntários, a maior parte de nossas ações não seria possível. Ao longo do ano, todos eles atuaram em diversos eixos, como educação, capacitação profissional, promoção da qualidade de vida, estímulo à cultura, ações ambientais e assistência social. Sem dúvida, o voluntariado é o coração do Instituto hoje, permitindo que os participantes se tornem grandes agentes de transformação no seu entorno", complementou Rafaela Lima, gestora de Voluntariado do Instituto CEJAM.

Para 2024, os planos incluem seguir investindo em novidades. Dessa forma, os participantes podem esperar pelo novo reconhecimento “Voluntário do Mês”, trilhas específicas de capacitação para cada programa, mentoria e desenvolvimento dos Embaixadores dos programas, Voluntariômetro CEJAM, Podcast do Instituto CEJAM com a participação dos voluntários e novas tecnologias para cadastramento, certificação, divulgação e monitoramento do fluxo, das atividades e das horas contabilizadas de cada participante.

Não só isso, estão previstas novas categorias para o Voluntário PRO no prêmio Dr. Proença, realizado pelo CEJAM.

Mudança que transforma

Além de toda a retrospectiva, a aposentada Rita de Cássia Leitão compartilhou seu depoimento como voluntária pelo Instituto CEJAM. Aos 67 anos, ela encontrou forças por meio do CEJAM Solidário, a partir de uma parceria do Instituto com o Programa Viva Leite, da Secretaria de Desenvolvimento Social do município de São Paulo. A cooperação possibilita a entrega gratuita de leite a pessoas em situação de vulnerabilidade da região central, especialmente da Baixada do Glicério e Bela Vista.

"Quem me motivou foi a minha cunhada, funcionária do CEJAM. Eu deveria ir a cada 15 dias para ajudar, mas vou todas as terças-feiras ao prédio da matriz porque sinto que recebo muito mais do que dou. A verdade é que sempre tive muito para oferecer, e, através do projeto, consigo exercitar isso, além de contribuir nas entregas de leite."

Rita também destacou que o voluntariado preencheu um espaço em sua vida, tanto no sentido emocional como profissional.

Além do relato emocionante, o público pode, ainda, participar de uma dinâmica em grupo, assistir às apresentações culturais dos Palhaços sem Fronteiras e do Batuquedum, grupo composto por crianças e jovens do Capão Redondo e Jardim ngela.

Como fazer o bem?

Com o objetivo de atrair voluntários, o Instituto CEJAM segue visitando diversas instituições, como escolas, igrejas, associações de bairro e ONGs, a fim de apresentar e explicar as iniciativas e oportunidades disponíveis nos bairros onde o CEJAM gerencia unidades de saúde públicas.

Para todos os interessados em participar, é possível obter mais informações e efetuar a inscrição através do site oficial eusouvoluntario.cejam.org.br. Após o cadastro, os participantes devem aguardar o retorno do Instituto.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Institucional

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!