Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

21 de Julho de 2023

Maternidade Municipal de Peruíbe é referência em assistência humanizada ao parto

O momento do parto é cercado de alegrias e expectativas, mas também dúvidas e anseios. Dessa forma, profissionais capacitados, ambiente agradável e a presença de um acompanhante são aspectos essenciais para proporcionar uma experiência especial às futuras mamães.

É com esse pensamento que a Maternidade Municipal de Peruíbe, gerenciada pelo CEJAM em parceria com a prefeitura do município, é referência para a região e para as cidades de Itariri e Pedro de Toledo. Com mais de 625 partos realizados em 2022, a unidade se destaca por oferecer uma assistência acolhedora e técnicas humanizadas.

Dados divulgados pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), indicam que Peruíbe possui o menor coeficiente de mortalidade infantil entre os nove municípios da Baixada Santista, com uma taxa de 4,8. As informações foram contabilizadas entre janeiro e junho de 2023.

Nesse sentido, a enfermeira obstetra Monique Fernandes Liscio explica como o trabalho desenvolvido na unidade contribui para esse resultado tão importante. Segundo ela, a informação e o acolhimento são fundamentais para orientar as gestantes em relação aos direitos, riscos e benefícios da escolha de via de parto, bem como incentivar o parto normal e a amamentação.

“Após o parto realizamos contato pele a pele imediato, o que estimula a amamentação e aumenta a chance de sucesso em nutrir de forma adequada esse bebê. Todas as parturientes são informadas sobre os benefícios da amamentação exclusiva até os 6 meses de vida e como complemento até 2 anos de vida ou mais”.

Entre os diferenciais da maternidade, a enfermeira cita as duas salas PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto imediato), onde são realizados cerca de 40 partos mensais nos casos em que não há indicação de cesárea. No local, gestante e acompanhante são assistidos em tempo integral por uma enfermeira obstetra e equipe técnica de enfermagem.

Os profissionais utilizam técnicas não farmacológicas para para alívio da dor e relaxamento, sempre priorizando o protagonismo e as escolhas da paciente. “A parturiente segura e relaxada tem um aumento de ocitocina e de entrega durante o trabalho de parto o que é essencial para uma boa evolução”.

Para isso, o quarto é equipado com cama articulada para assistência na posição de escolha da paciente; aparelhos como bola suíça, espaldar e balanço pélvico; banheiro com chuveiro; iluminação com controle de claridade; difusor para aromaterapia; e berço aquecido para atendimento do recém-nascido, caso seja necessário algum suporte ou reanimação.

Foi nesse cenário que Lays Cristina Souza, de 29 anos, deu à luz o terceiro filho, Leonardo, por meio de um parto normal na sala PPP da Maternidade Municipal de Peruíbe. A paciente conta que foi acolhida com respeito e carinho desde a recepção da unidade.

Acompanhada pela mãe, ela afirma ter sido fundamental contar com o suporte de todos que estavam presentes. “Me surpreendi com a equipe que me deu todo o apoio do início ao fim do parto, como desejado e da maneira que eu quis”.

Após o parto, mãe e filho permanecem juntos, estimulando o vínculo materno. Algumas horas depois, ambos são encaminhados para o alojamento conjunto.

“O parto em si já é transformador na vida da família envolvida, ter uma maternidade bem equipada, com profissionais habilitados, atualizados e respeitosos contribui ainda mais para uma transformação positiva e é isso que promovemos na nossa maternidade – segurança, informação, qualidade e respeito”, finaliza a enfermeira obstetra Monique.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Maternidade Municipal de Peruíbe Humanização Assistência ao Parto

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!