Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

31 de Maio de 2023

Primeiro espaço de treinamento de mobilidade brasileiro é inaugurado no Lucy Montoro de Santos

O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Santos, gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, inaugurou na última terça-feira (30) o seu espaço de treinamento de mobilidade. Durante o evento na unidade, localizada no bairro de Aparecida, foi apresentado ao público o novo serviço disponível gratuitamente para os pacientes.

O momento contou com a presença de diferentes autoridades e profissionais, incluindo Dr. Mário Santoro, Gerente de Desenvolvimento Institucional do CEJAM; João Romano, Gerente Executivo da Instituição; Thalita Rocha, Gerente Técnica Regional do CEJAM na Baixada Santista; Andrea Buri, Gerente Administrativa do Lucy Montoro Santos; Dr. Celso Vilella Matos, Diretor Técnico do serviço; e Dra. Linamara Rizzo Battistella, idealizadora da Rede Lucy Montoro.

"O Lucy tem como propósito abraçar o sistema de saúde local e atender a população mais necessitada, promovendo qualidade, funcionalidade e o propósito do SUS. Somos a maior rede de reabilitação da América Latina e agora contamos com um espaço para caminhadas, onde as pessoas podem superar suas dificuldades, tornando o sentimento de pertencimento e inclusão social uma realidade", afirmou Dra. Linamara Rizzo.

O local, considerado o primeiro espaço de treinamento de mobilidade do Brasil, foi construído na lateral do prédio e simula a realidade das ruas, com calçadas, degraus, terrenos irregulares e rampas, a fim de auxiliar os pacientes na busca pela autonomia e independência.

Com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, os pacientes e cuidadores serão treinados para se locomoverem com próteses, cadeiras de rodas e muletas, visando maior segurança fora da unidade.

O espaço poderá ser utilizado por pessoas de diferentes faixas etárias e com diversas condições médicas que necessitem de auxílio na locomoção. "Atendemos pessoas que enfrentam algum tipo de incapacidade física, como aquelas que tiveram um Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Cranioencefálico (TCE), paralisia cerebral e doenças degenerativas, resultando em limitações. Também oferecemos suporte a crianças com malformações congênitas. Aqui nós viabilizamos a reabilitação completa a esses pacientes, buscando capacitá-los ao máximo de seu potencial", complementa Dr. Celso Vilella Matos.

Ao todo, nove municípios do litoral paulista serão beneficiados com o atendimento, incluindo Santos, Cubatão, Guarujá, Bertioga, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. O objetivo é atender em média 20 pacientes por dia, divididos em grupos.

O propósito central da ação é colaborar para que todas as pessoas atendidas lidem com diferentes situações cotidianas e que se assemelhem ao seu entorno. “Aqui nós já realizamos os treinamentos dentro de casa, dentro de uma sala que simula espaços como cozinha e quarto. A partir de agora serão consideradas também situações externas, pois sabemos que frequentemente as cidades apresentam limitações para os pacientes”, reforça Thalita Rocha.

Ao final do evento, João Romano entregou uma placa comemorativa para o Lucy Montoro. “Hoje foi um dia de grande importância para o CEJAM e para a saúde pública. Esse projeto era planejado há alguns anos e hoje celebramos sua inauguração”, enfatizou.

Denis Valejo, Secretário Adjunto da Secretaria de Saúde, e a prefeita em exercício e secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos de Santos, Renata Bravo, também estiveram presentes. A política comemorou a conquista que irá beneficiar diretamente a região: "Essa parceria é fundamental e de extrema importância para o avanço da saúde em nosso estado. Como parte de uma região metropolitana, os pacientes da cidade transitam entre outros municípios, e fortalecer essa colaboração nos permite apoiar a proposta do município de garantir a continuidade da vida das pessoas que estão passando por aqui".

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Centro de Medicina de Reabilitação Lucy Montoro

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!