Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

25 de Novembro de 2022

Profissionais da Santa Casa de São Roque participam de treinamento sobre conduta ética e proteção de dados

A prática de atitudes éticas e transparentes é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Com o surgimento da Lei Anticorrupção (n. 12.846/13) e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD - n. 13.709/2018), termos como “compliance” – que pode ser traduzido como “cumprir" ou “consentir” – e política da integridade passaram a estar mais presentes no cotidiano da população.

Pensando nisso, o CEJAM promoveu, no último dia 17, um treinamento sobre o assunto aos colaboradores da Santa Casa de São Roque, gerenciada em parceria com a Prefeitura do município. Representantes de cada setor participaram do encontro que abordou temas como: governança, código de ética e tratamento de dados.

De acordo com Dr. Alexandre D’Aurea, gerente jurídico do CEJAM, e Dra. Emilene Flores, supervisora jurídica, a capacitação tem como objetivo fornecer orientações acerca das condutas esperadas e disseminar a cultura organizacional, além de minimizar riscos e contribuir para a vitalidade da Instituição.

Política da Integridade e Compliance

Apesar do termo em inglês, na prática, o compliance significa estar em conformidade com as leis e normas vigentes. Para isso, as empresas contam com instrumentos que norteiam e definem diretrizes a serem seguidas, como a Política da Integridade, que estabelece diversas medidas efetivas de combate à práticas de corrupção e outras condutas não éticas.

“Por ser uma instituição filantrópica, a adoção de boas práticas de gestão assume papel essencial aos objetivos estatutários, demonstrando não apenas o mero cumprimento da Lei, mas verdadeira preocupação com os princípios e valores do CEJAM”, afirmam.

Nesse sentido, os especialistas reforçam a importância da disseminação dessas diretrizes aos diversos públicos da Instituição. “Esperamos que os colaboradores, fornecedores, parceiros e demais stakeholders disseminem a cultura ética, contribuindo, desse modo, na construção e manutenção de um ambiente mais ético.”

Lei Geral de Proteção de Dados

Considerada um avanço no que se refere ao tratamento de dados pessoais dos cidadãos, a LGPD está intrinsecamente relacionada à área da saúde. Nesse caso, Dr. Alexandre e Dra. Emilene destacam o Prontuário do Paciente, que deve ser preenchido com base na lei.

Conforme o diretor geral da Santa Casa, Edson Soares de Almeida, o treinamento é essencial para a criação de uma cultura sobre o sigilo das informações com todos os colaboradores.

É importante que todos os colaboradores estejam no mesmo nível de alinhamento e cientes sobre como o papel de todos é fundamental para a consolidação desta política de segurança de dados dentro da Santa Casa”, finaliza.

Fonte: Imprensa, Criação & Marketing

São Roque Ética Gestão Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!