Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

31 de Maio de 2023

SUS oferece grupo de apoio ao tabagismo para fumantes e ex-fumantes

O tabagismo é uma doença crônica resultante da dependência à nicotina, uma substância presente em diversos produtos que possuem tabaco em sua composição. O uso contínuo tem um impacto negativo na saúde e pode acarretar em uma série de problemas e doenças tanto para o usuário quanto para as pessoas que fazem parte do seu convívio social.

Estima-se que o tabaco seja responsável, anualmente, por mais de 8 milhões de mortes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Não só isso, o hábito também é responsável por 25% de todas as mortes por câncer no mundo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Embora as pessoas saibam de todos os malefícios do uso da substância, abandonar o vício do cigarro e de produtos à base de tabaco é uma tarefa extremamente desafiadora, o que torna o processo de parar de fumar ainda mais complexo.

Pensando nisso, a UBS Jardim Capela (SP), gerenciada pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, vem desenvolvendo um trabalho de conscientização e apoio na luta contra o vício de forma gratuita. Nos últimos cinco anos, aproximadamente 150 pacientes da região receberam assistência a partir do grupo de apoio ao tabagismo, que realiza encontros semanais com fumantes e ex-fumantes.

“A ação é uma maneira de alcançar um maior número de pessoas de uma única vez. Ao mesmo tempo em que, proporciona uma abordagem mais intensiva, o que não é viável em atendimentos individuais durante consultas médicas ou de enfermagem. Além disso, a definição de dias e horários fixos cria uma rotina para o paciente, o que contribui de maneira disciplinar para uma maior efetividade na cessação do tabagismo”, afirma Rodrigo Silva Cunha, Coordenador Médico do Grupo de Tabagismo da UBS Jardim Capela.

O grupo de apoio é composto por enfermeiros, farmacêuticos e médicos, que realizam sessões com o objetivo de informar e auxiliar o paciente na redução gradual do tabagismo até o fim da dependência completa. Quando necessário, também é utilizada a abordagem farmacológica, como a terapia de reposição de nicotina por intermédio de adesivos transdérmicos e medicamentos administrados oralmente.

Durante as reuniões, são realizadas ações de conscientização e informação sobre os riscos do vício e do uso de qualquer dispositivo ou produto contendo tabaco e/ou nicotina. Inclusive, são apresentados aos participantes os inúmeros benefícios que a interrupção do uso do tabaco proporciona para a saúde.

“As informações são transmitidas por meio de palestras ministradas pelos profissionais da unidade, bem como por meio do compartilhamento de experiências dos pacientes, que relatam tanto os benefícios de fazer parte de uma rede de apoio, quanto as dificuldades enfrentadas em suas rotinas durante o processo de parar de fumar”, complementa o médico.

Para dar o melhor suporte a esses pacientes, a UBS também oferece uma equipe multidisciplinar que realiza auriculoterapia, uma especialidade semelhante à acupuntura, utilizando pontos nas orelhas para tratar diversas patologias. Além disso, há apoio nutricional e sessões em grupo com psicólogos e psiquiatras.

Os encontros ocorrem durante todo o ano e são divulgados em consultas médicas e de enfermagem, visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde quando identificam algum tabagista na casa e durante o acolhimento na Unidade Básica de Saúde.

Além do grupo do Jardim Capela, o CEJAM apoia a ação em outras unidades de saúde que gerencia em São Paulo. Aos interessados, mais informações e direcionamentos sobre esse tipo de atendimento podem ser adquiridos na UBS mais próxima.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde Tratamento de Tabagismo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!